terça-feira, março 01, 2005

RIO 440
Mulher bonita é algo muito legal, né? A beleza feminina é o colírio universal. O sujeito não tem nada, tá meio mais pra lá do que pra cá, aí passa uma mulher bonita e ele logo esquece da bronca do patrão, da nota do mais novo, do namoro da mais velha, da prestação do sofá.
Como? A senhora está dizendo q nós somos machistas? Não, minha senhora, longe disso, estamos apenas dando nossa visão dos fatos. Mas concordamos que as meninas também têm esse direito. Qual delas não sente sequer um leve palpitar ao se deparar com peito musculoso, um rosto forte ou, como muitas fazem questão de frisar, talvez em revanche feminina, um bem torneado par de pernas?
Me considero, na condição de entusiasta da beleza feminina, um duplo abençoado por morar no Rio de Janeiro. Algum desprevenido pode vir a me questionar sobre essa vivência... mas é verdade, vivo no Rio, moro em Niterói. Fisicamente, e por razões monetárias, recebo minhas correspondências do outro lado da poça, mas, ideologicamente, moro no Rio.
Apesar do artigo, que define O Rio de Janeiro, eu considero a cidade como um ente feminino... a cidade te recebe, te acolhe, te abriga. Tudo isso é de uma feminilidade gritante... já viram cidade com jeito masculino? São Paulo e Brasília não contam. Nenhuma cidade é masculina... todas elas são meninas, mulheres, matronas... algumas são sogras, daquelas bem chatas, enjoadas e varizentas, mas não deixam de ser mulheres, já tiveram seus dias de glória, hoje ficam se lamuriando por um passado irrecuperável.
O Rio, ou melhor, A cidade do Rio, não sofre desse problema... ela pode estar meio combalida para alguns... mas não deixa de ser eterna ninfeta, bamboleante rumo ao mar, seu corpo dourado percorrendo ruas e areia até se lançar, sem nenhuma preocupação, nas ondas do Atlântico.
Já convivo com essa moça há 10 anos, eu envelheci, a barba está maior, a barriga, cultivada nos chopes da Lapa, nas saideiras que varam madrugadas, nas festas de uma cidade q nasceu pra ser alegre e festeira. Eu estou mais acabado, cansado e velho, mas essa moça não, até consigo ver uma ruga ou outra, preocupação pelas más companhias q freqüentam suas ruas, morros e praias. Noto q às vezes, o sorriso se cala por conta de alguma atitude tomada contra si... mas essa frieza, essa dor mal dura um instante, e no próximo nascer do Sol, a luz ilumina novamente seu rosto e ela volta a brilhar, rainha, absoluta, inesquecível, Maravilhosa.


Parabéns Maravilhosa Cidade Maravilhosa

Nenhum comentário: