segunda-feira, maio 15, 2006

Revolta
Muito bem, muito bem. Nem tudo é como parece, desmentindo Pirandello, mas podia ser pior, como sempre.
Voltei pra casa ontem me borrando de medo. Trabalhando no Centro do Rio, perto da Central, morando em Niterói, do outro lado da poça e saindo do serviço onze da noite no domingo.
Domingo já é complicado pq os ônibus escasseiam mais que dinheiro em minha conta bancária, ontem foi um domingo duplamente complicado por conta da zona que os 'bandido' aprontaram em Sumpaulo e adjacências. Saio do trabalho sob o boato q o furdunço ia chegar ao Rio.
Eu lá, na Central do Brasil, 11 e cacetada da noite esperando um ônibus que não vinha. Cada carro correndo mais do q o normal me deixava bolado. E as sirenes? Até confirmar que era apenas uma ambulância levando alguém pro Souza Aguiar (aqui pertinho) eu já tava quase colocando os bofes pela boca. mas aí que consigo uma condução pra atravessar a ponte, já há uma hora no ponto. Ligo o rádio e vou ouvindo, caçando estações onde pudesse estar ligado no que acontecia a meu redor. Felizmente, pelo menos até a hora em que escrevo, nada de mais aconteceu no Rio. Em Sumpaulo o bicho ainda tá pegando, e feio, mas aqui, tudo continua na mesma, se não é bom, pelo menos não é o pior.
Volto pra casa em companhia dos meus fones de ouvido, com muita gente falando, sociólogos, advogados, políticos, policiais me dando suas opiniões sobre o que acontece em terras bandeirantes. Ouço muito, mas muito mesmo, falarem em direitos humanos.
Ok, milorde... respeitara direitos humanos é algo vital, mas tenho algumas considerações a fazer, se me permite, mocinho do terno bem cortado.
Direitos humanos....
Acaso suncê já teve uma arma encostada na barriga, querendo levar o pouco que o seu suor conseguiu produzir? Eu já...
Já aconteceu de ter de saltar correndo do ônibus ao ver pular a roleta, sem nem dar bola aos protestos do trocador um sujeito alterado e aparentemente armado? Eu já...
Passate pela experiência de ser fechado no trânsito e ter seus pertences levados por um "mais esperto"? Eu já...
Graças a Deus, não perdi nenhum ente querido por ação desses senhores que cobrem a cara com camisetas. Mas conheço muitos que perderam. E, em nenhum momento, até onde sei, ninguém dos "Direitos Humanos" esteve na casa onde pranteavam o defunto consolando a mãe chorosa ou o filho órfão.
Sei que estou sendo radical, sei que o problema é muito maior que isso, sei da exigência urgente de uma nova política judiciária, penal e carcerária.
Mas não me conformo em saber que, se eu não trabalho, não como, na minha cabeça não cabe que um sujeito fique preso, comendo com meu dinheiro, sem mover uma palha. Pq esse sujeito não está sendo produtivo para o país? Será que ele, por ter cometido um crime, não pode calejar as mãos no cabo de uma enxada, capinando a beira duma estrada? Ou então pintando um hospital público? Ou cavando uma cacimba na caatinga?
Sei não... acho q, se esses féladaputa que estão num presídio estivessem trabalhando oito horas por dia, debaixo do sol quente, iam ter tempo e vontade de ficar fazendo rebelião.
Direitos humanos de cu é rola... queria ver esses safados todos de bola de ferro no pé, trabalhando, pra dar valor a um prato de comida. Inclua nisso, pelamordedeus, os corruptos, os políticos safados, os caras que acham que sempre podem se dar bem ás custas do povo, danem-se q são sexagenários, mulheres ou o cacete a quatro, fez merda, vai pagar trabalhando, não ficando apodrecendo numa cadeia, aprendendo a fazer mais merda ou se escondendo atrás de imunidades parlamentares, TRABALHOS FORÇADOS JÁ!!!

Nenhum comentário: